quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes – UFSM

Introdução
Investigar o processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental tem sido um dos desafios de pesquisadores da área da Educação Matemática. Embora já tenhamos um número considerável de produções sobre esse tema, os resultados referentes aos fracassos escolares em relação a Matemática parecem
indicar a necessidade de ampliarmos tais investigações do ponto de vista teórico e metodológico.
Motivados por esse contexto, estamos desenvolvendo uma pesquisa que toma por objeto a Atividade Orientadora de Ensino(AOE), proposta por Moura (1996a, 1996b, 2001) a partir da Teoria da Atividade de Leontiev (sd). Podemos encontrar diversos estudos relativamente recentes sobre a AOE, como Araújo (2003), Serrão (2006), Moretti (2007), Cedro (2008), Lopes (2009), entre outros. No entanto, em sua maioria, os mesmos se concentram na perspectiva da formação de professores. Nossas preocupações, ainda que também estejam relacionadas ao professor e sua ação docente, nessa investigação estão direcionadas à organização do ensino, visando a aprendizagem do aluno.
Assim, tendo como enfoque o ensino e a aprendizagem da Matemática nos anos iniciais e como fundamentação teórica a Teoria da Atividade, nossa pesquisa busca investigar as possíveis contribuições da Atividade Orientadora de Ensino na organização de atividades pedagógicas em Educação Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Referências Bibliográficas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo.Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro.
Lisboa: Edições 70, 2002.
ARAUJO, Elaine Sampaio. Da formação e do formar-se: a atividade de aprendizagem
da docência em uma escola pública. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de
Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
CEDRO, Wellington Lima. O motivo e a atividade de aprendizagem do professor de
matemática: uma perspectiva histórico-cultural. Tese (Doutorado em Educação).
Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2008.
ENGESTROM, Yrjo. Learning by expanding: an activity-theoretical approach to
developmental research. Helsinki: Orienta-Konsultit, 1987.
FICHTNER, Bernard. Escola histórico-cultural e a teoria da atividade: a importância
na pedagogia moderna. Cadernos de Pesquisa – UFSM, 1996.
LEONTIEV Actividad, conciencia , personalidad. Habana, Cuba: Editorial Pueblo Y
Educación, 1983
LEOTIEV, Alexei N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, s.d.
LOPES, Anemari R.L.V. Aprendizagem da docência em matemática: o Clube de
Matemática como espaço de formação inicial de professores. Passo Fundo: Editora
UPF, 2009.

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